domingo, 13 de novembro de 2011

Enfim, as esperadas edições limitadas de 2011!

A Habanos S.A. nunca fez muita questão de seguir um cronograma para a colocação no mercado das edições limitadas e regionais apresentadas a cada ano no Festival del Habano em fevereiro. Sempre demoram, mas esse ano foi muito além da minha previsão mais pessimista. Eu mesmo, quando estive em Havana no primeiro semestre, já fui sem muita expectativa mas, ainda assim, com aquele fiozinho de esperança que move todo brasileiro. E voltei sem nada; prometiam para o início do segundo semestre. Amigos soteropolitanos que foram passar as férias de inverno na ilha também nada encontraram; a promessa então era para setembro. E, em setembro, prometiam para novembro, que finalmente chegou.
Um charuto de EL 2011 interessante é o Hoyo Short Pirámide, cujo tamanho se aproxima do de um Montecristo Open Regata.
É um charuto de bonita aparência, uma capa escura com oleosidade pronunciada bem acabada. Os dois que degustei até agora apresentaram o fluxo ligeiramente preso, mas ainda confortável. Particularmente, prefiro assim do que aberto demais.
O blend me lembra o do Hoyo Epicure Especial, com muitas notas de tostados e um pouco de amêndoa aparecendo pela metade da degustação. Nada muito complexo ou excepcional, mas um ótimo charuto, caprichado como em geral são as edições limitadas
cubanas. Claro, as autênticas (porque já tinha gente vendendo Montecristo Gran Reserva em caixas de 25 em junho por aqui, quando eles não existiam nem em Cuba. Mas isso já é outra história....)
De qualquer modo, vale a degustação.
Muitos me escrevem pedindo sugestões de harmonização. Digo sempre que sou
um apreciador interessado, mas sem os conhecimentos e a capacidade criativa de um HabanoSommelier nesse quesito. Então minhas harmonizações são bem conservadoras, como rum
cubano Añejo (funciona bem com virtualmente qualquer charuto cubano), Single Malt Whisky, conhaque e vinho do Porto. No caso desse Hoyo, fiquei numa escolha segura: Havana Club Añejo Reserva, que me agradou muito.