Definitivamente, esse é um daqueles casos em que a embalagem supera o produto. Litto Gomez, criador da marca La Flor Dominicana, idealizou um umidor em forma de Casa de Tabaco para abrigar o novo lançamento da linha Air Bender, a série Maduro. A miniatura da estrutura utilizada para a cura do tabaco após a colheita abriga 24 charutos na bitola Guerrero (54X165). O blend da linha Air Bender é composto por tabacos dominicanos e nicaraguenses, e a capa é de origem brasileira. É um item de colecionador.
domingo, 17 de julho de 2011
domingo, 10 de julho de 2011
A receita do Cohiba Behike
Qualquer pessoa que já tenha degustado um Cohiba Behike sabe que ele se trata de um charuto de exceção, diferenciado dos demais.
A marca Cohiba sempre foi tratada pela então Cubatabaco, hoje Habanos S.A., como a marca de seleção do tabaco cubano. Apenas os melhores torcedores são escalados para fabricar o melhor charuto com o melhor tabaco.
O Behike original, em 2006, foi uma edição especial comemorativa aos 40 anos da marca Cohiba. Na ocasião, produziram 1000 umidores, cada um com 40 charutos.
Com o sucesso dessa edição,a idéia de tornar o Behike uma linha permanente ganhou força, mas precisavam de um fato novo. Conforme já declarou o copresidente da Habanos, Jose Luis Maique, “não podemos simplesmente dizer que esse charuto é o melhor dos melhores, a seleção da seleção. Já dizemos isso do Cohiba há 40 anos. Precisamos encontrar algo novo”. E encontraram no passado o que parece ser a fórmula ideal.
Vasculhando os arquivos das fábricas, os especialistas perceberam que alguns master-blenders do passado utilizavam no miolo um tipo de folha chamada à época de Cacho Duro - hoje denominada de Medio Tiempo. Cabe lembrar que os 3 tipos de folha normalmente usados no miolo do charuto são o ligero (folhas do topo da planta, que conferem força), seco (centro da planta, aroma) e o volado (folhas da base, pela combustividade). Cacho duro, ou medio tiempo, são pequenas folhas que surgem em apenas 10 a 15% das plantas de tabaco, na parte mais superior da planta, por ocasião da última etapa de colheita.
Uma das possíveis razões para o declínio do uso desse tabaco parece ter sido justamente a dificuldade de obtenção, o que complicaria a produção em maior escala com blend consistente. Essas folhas ficaram basicamente limitadas à produção doméstica de charutos.
Voltando ao Behike, os especialistas da Habanos S.A. , na busca pelo “ algo a mais” em um charuto que apresentasse a consistência e o refinamento já consagrados dos Cohiba, mas com uma personalidade marcante, decidiram testar a incorporação de mais uma folha ao miolo, o medio tempo (ou cacho duro dos tempos pré-revolução). O resultado, após alguns anos de muita pesquisa e trabalho, é esse produto excepcional que nos apresentaram.
domingo, 3 de julho de 2011
Davidoff Edição Limitada 2011 - 100 anos
Em comemoração ao centenário da primeira loja Davidoff, inaugurada em 1911 em Genebra por Henri Davidoff, a grife está lançando um charuto comemorativo. Recém chegado com a família, vindo de Kiev, Henri estabeleceu uma loja de tabaco. Ali começaria o interesse pelo assunto de seu filho, Zino, que viria a se tornar um dos maiores especialistas do mundo em seu tempo e fundador da marca de charutos.
Sem dúvida, a ocasião merece um charuto especial. O miolo é composto por cinco diferentes tabacos dominicanos e equatorianos, maturados de cinco a nove anos. O capote é de uma variação do San Vicente, e a capa é a famosa Yamasa-Criollo, produzida na Rep. Dominicana.
Essa edição comemorativa estará disponível nos formatos Toro e Robusto, ambos em caixas de 10 charutos. Inicialmente vendida apenas em Genebra, a partir de agosto deverá chegar às lojas da rede pelo mundo.
Assinar:
Postagens (Atom)