domingo, 19 de dezembro de 2010

La Gloria Cubana Inmensos

A Habanos S.A. está lançando para venda na rede La Casa del Habano uma nova vitola, os Inmensos de La Gloria Cubana.
É uma das marcas cubanas mais antigas e apreciadas nos círculos de aficionados, ainda que pouco conhecida do grande público em função de sua produção bem limitada.
Ainda que tenha sido estabelecida em 1885, a produção foi completamente interrompida no início da revolução, somente sendo retomada em 1967, na fábrica da Partagás. São charutos de construção impecável e de fortaleza média, com destaque para a série Medaille d'Or. Eu destacaria entre esses o nº 2 (Lonsdale), como um dos mais apreciados nesse formato.
Os Inmensos são fabricados no formato Sublimes (54X164mm) e vêm em bonitas caixas de 10 unidades. Ao todo, serão distribuídas apenas 5 mil caixas dessa preciosidade. Há quem diga que os fãs da marca terão mais surpresas para o XIII Festival del Habano, em fevereiro. Estamos aguardando.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Dica de viagem - charutos em Londres

Muitos já estão se programando para as férias que se aproximam. E uma preocupação frequente entre os charuteiros é onde poder comprar e degustar seus puros durante a viagem. Aliás, nos Estados Unidos, face às crescentes restrições ao tabaco, isso é uma preocupação de fato.
Por sorte, na Inglaterra as coisas ainda são mais fáceis, e quem estiver pensando em visitar a terra da Rainha tem um ponto de parada obrigatório: a Sautter of Mount Street. Fica em Mayfair, em frente ao clássico hotel Connaught.
O lugar é antológico por ter sido um dos primeiros de Londres com umidor tipo "walk-in", já que, até o fim dos anos 50, ainda era forte a tradição britânica de maturar e reduzir a umidade dos charutos antes de fumá-los.
Mas o mais interessante da Sautter, para mim, não é isso. É que a loja é especializada em charutos envelhecidos, edições limitadas e tudo o que é artigo raro no universo dos habanos.
Para citar alguns exemplos das verdadeiras jóias que se podem encontrar por lá, estão na loja desde o clássico Partagas 8-9-8, envelhecido de 1995 , o cobiçado Montecristo nº 4 RESERVA, e itens ainda mais raros como os Henry Clay petit coronas da era pré-Castro, entre muitas outras coisas.
Sem dúvida, dentre as várias tabacarias londrinas, é uma das que merecem a visita.

domingo, 5 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DAS TAÇAS

POR FERNANDO KWITKO - Especialista em vinhos e colaborador do site Amigos do Habano




Com freqüência escuto de algumas pessoas que no passado só existiam duas taças de vinho: as de tinto e as de branco. Escuto ainda que atualmente, diante da variedade de taças, as pessoas às vezes encontram dificuldade em saber qual taça serve para qual vinho, e mesmo em saber se existe necessidade de tamanha diversidade para uma mesma bebida.

É mesmo verdade que a diversidade de taças é recente. Foi o austríaco George Riedel quem deu início à produção de diversas taças, em diversos formatos e tamanhos.

A criação de taças diferentes é recente, porque é recente o conhecimento a respeito das peculiaridades específicas de cada vinho, e da conseqüente necessidade dos provadores terem à disposição uma taça que lhes proporcione retirar o máximo de cada vinho que experimentam.

Mas afinal, qual taça, para qual vinho?

De uma forma geral, pode-se dizer que os vinhos tintos necessitam de taças maiores e mais fundas do que os vinhos brancos, pela maior necessidade de contato com o ar, para a liberação de aromas. E também porque os vinhos brancos são bebidos em temperaturas menores – logo, quanto menor a taça, maior a conservação da temperatura.

Dentre as taças de tintos, as chamadas taças de “Bordeaux” são bojudas e fundas, com as bordas mais estreitas. Isso serve para possibilitar que uma boa quantidade do vinho servido tenha contato com o ar, e para encaminhar os aromas diretamente à ponta do nariz.

Já as taças de “Borgonha” costumam ser menos fundas e mais abertas. E isso serve para que os vinhos tenham um contato ainda maior com o ar – para que haja ainda maior quantidade de trocas gasosas e liberação da diversidade de aromas típicos dos vinhos da Borgonha, à base de Pinot Noir.

As taças de vinho branco são menores, pois para esses vinhos não há tanta necessidade de trocas gasosas, mas existe um preocupação maior com a manutenção da temperatura.

As melhores taças para espumantes são as altas e estreitas (chamadas “flüte” ou flauta). E isso não apenas para a manutenção da temperatura, mas também para evitar maior dissipação do gás (as borbulhas).

Existe ainda um outro tipo de taça chamada ISO, que é a taça padrão utilizada nos concursos e degustações. Trata-se de uma taça “intermediária”, ou seja, que serve para todos os vinhos. O problema é que essas taças, ao servirem para todos os vinhos, na verdade não servem a nenhum em particular. Logo, não servem para realçar as peculiaridades de cada vinho.

Ainda muito importante em relação às taças é que sejam de cristal, e não de vidro. E principalmente, que sejam totalmente transparentes, sem cor ou desenho. A análise visual – tanto quanto a olfativa e a gustativa – é de extrema relevância para uma boa degustação.

Para além disso, é só beber e aproveitar!



terça-feira, 30 de novembro de 2010

Umidor comemorativo - 40 anos TRINIDAD



A Habanos S.A. está lançando uma verdadeira obra de arte para comemorar os 40 anos de uma de suas melhores marcas, Trinidad. Batizada em homenagem à cidade cubana de Santisima Trinidad (patrimônio da humanidade pela UNESCO), a marca surgiu em 1969, sendo utilizada unicamente como presentes diplomáticos pelas autoridades cubanas. Apenas em 1998 passou a ser comercializada. Ainda assim, com apenas 5 bitolas e uma produção mais
restrita, o que faz de seus charutos artigos diferenciados e de altíssima qualidade.
E o umidor certamente mantém essa estirpe. Fabricado em cedro com detalhes em outras madeiras nobres, vem com 40 charutos no formato cañonazo (52X150), uma bitola muito apreciada pelos conoisseurs. O acabamento é impecável, com destaque para o logotipo da marca esculpido sobre a tampa.
Sem dúvida, uma jóia que será muito disputada, já que foram produzidas apenas 400 unidades.
Sorte de quem conseguir um!


sábado, 27 de novembro de 2010

Don Diego Fuerte - by Omar Ortez

A marca Don Diego, pertencente à Altadis S.A., tem tradição e boa reputação como fabricante de charutos de alta qualidade blend característico, suave na linha clássica, e de suave para médio no Aniversario.
Sua nova linha, Don Diego Fuerte, pretende ganhar mais adeptos entre aqueles que apreciam charutos com mais corpo. Os Fuertes são manufaturados na Nicarágua pelo renomado produtor Omar Ortez (que também possui sua própria marca junto à Altadis).
O charuto possui no miolo um blend de tabacos dominicanos e nicaraguenses, envolvido por capote da própria Nicarágua. A capa, de origem equatoriana,é uma variação local do piloto cubano. Sem dúvida, um blend com muito mais "peso"do que de seus irmãos dominicanos.
Os formatos disponíveis são os clássicos: Churchill, torpedo, toro, robusto e corona.
Realmente, essa série abre novos caminhos em termos de sabor e aroma para a marca Don Diego.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Umidor para automóvel Cohiba/Ferrari

Duas marcas lendárias, cada uma delas um símbolo de qualidade e sofisticação em seu segmento, uniram-se para produzir um belo umidor portátil para uso no automóvel.
Trata-se do umidor Cohiba-Ferrari, que vem de série em alguns modelos da fábrica de Maranello, mas pode ser utilizado em qualquer veículo, sem dificuldade para instalação.
E o melhor é que o modelo já vem recheado com 12 exemplares do Cohiba Siglo VI (cañonazo), um dos melhores charutos da marca cubana.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Locais para degustação em São Paulo - Premium Cigars

Continuando com a série de postagens sobre bons lugares para degustar charutos, minha sugestão da vez é a Premium Cigars, na Avenida Paulista.
Conduzida por Arthur Avedissian, que foi por muito tempo gerente da Davidoff no Brasil e é um dos grandes conhecedores de charutos no país, a Premium é um ótimo lugar para degustação. O acervo de charutos é bem variado, para todos os gostos e ocasiões. Os connaisseurs terão um menu bastante diverso para escolher, e os iniciantes certamente contarão com uma orientação correta para suas primeiras degustações.
No mezanino fica o fumoir, um belo local reservado para as degustações de charutos e bebidas para harmonização.
Para os que forem conhecer, sugiro que escolham uma quarta-feira, dia do happy-hour, quando a tabacaria prolonga o horário de funcionamento, ou um sábado à tarde, ocasiões que reunem um público fiel e de alto astral.
Certamente a Premium é uma opção de bom charuto, boa bebida e boa conversa. Fica na Av. Paulista, 807, loja 61.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mocambo Cigars - charuto brasileiro 100% mata-fina

Recentemente, fui convidado para uma degustação de apresentação de uma nova linha de charutos brasileiros. Confesso que não criei muita expectativa. Afinal, há algum tempo que os fabricantes nacionais não apresentam algo realmente empolgante. Eis que fui surpreendido, e muito positivamente. O charuto da degustação, Mocambo, agradou muito, não só a mim, mas a todos os presentes na degustação. Chama a atenção o cuidado nos detalhes, desde a fabricação à apresentação final em belas embalagens.

O Mocambo é fabricado na Bahia, com miolo e capote 100% mata-fina, e tem 3 opções de capa: mata-fina, sumatra e cubanito. Esse último é um híbrido do piloto cubano com o mata-fina. Todo o tabaco utilizado na produção é cultivado em fazenda própria, o que facilita muito o controle de qualidade. Esse, a meu ver, é um diferencial da Mocambo em relação a outras marcas brasileiras que freqüentemente compram tabaco de diferentes produtores.

O blend é suave e consistente, muito agradável, e valoriza as propriedades do nosso tabaco mata-fina, muito utilizado na construção de charutos dominicanos, mexicanos, etc.

É uma boa opção que, a julgar pelo que está apresentando, veio para ficar e ocupar seu lugar no cenário do charuto brasileiro. Confiram!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ramon Allones apresenta nova vitola: Allones Superiores

A Habanos S.A. está lançando, através da marca Ramon Allones, uma série chamada Allones Superiores.
A marca é uma das mais tradicionais de Cuba, e tem participação importantíssima na história do charuto por inovações, como a ornamentação das caixas de cedro e o empacotamento 8-9-8, que marcaram época e se mantêm até o presente.
Confeccionados na emblemática fábrica da Partagás, são charutos potentes e muito complexos, extremamente apreciados pelos paladares mais exigentes.
Os Superiores são coronas gordas (cepo 46X143mm), apresentados em caixas de 10 unidades, numa produção de 5.000 caixas, e estarão disponíveis nas lojas da rede Casa del Habano pelo mundo.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Locais para degustação em São Paulo - Tabacaria Caruso Shopping Cidade Jardim


Tenho recebido mensagens pedindo minha sugestão de bons lugares onde se podem degustar charutos. Em resposta, farei uma série de postagens com algumas sugestões.

Para os que estão em São Paulo, uma parada obrigatória é a loja da Tabacaria Caruso no shopping Cidade Jardim. A Tabacaria Caruso é uma das mais tradicionais da cidade e oferece uma ótima variedade de charutos entre cubanos, dominicanos, brasileiros, bem como acessórios para os charuteiros, como cortadores, caixas umidoras, isqueiros, etc.
O atendimento é impecável e os funcionários conhecem o suficiente sobre charutos para poderem orientar os clientes corretamente.
A bonita loja do Cidade Jardim conta com um aconchegante Cigar Lounge no mezanino, muito simpático, onde se pode degustar o charuto acompanhado de uma boa bebida e de um bom bate-papo. Confiram, que vale a pena!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Jarra de cristal H.UPMANN - NOELLAS


Para deleite dos aficionados da marca H.Upmann, que se caracteriza por seu sabor suave e blend equilibrado, a Habanos S.A. está lançando uma releitura de um clássico dos anos 80, uma jarra de cristal com 25 charutos Noellas (cepo 42X135mm). Trata-se de uma edição limitada a 5000 unidades, que estarão disponíveis nas próximas semanas nas lojas Casa del Habano pelo mundo. Certamente um produto único para aqueles que buscam algo exclusivo e diferenciado.


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

YES! You can smoke!


Acontecerá nos dias 12,13 e 14 de novembro, no Venetian Resort em Las Vegas, o evento anual da revista Cigar Aficionado, leitura obrigatória para os apreciadores de puros.
O evento consiste de duas noites "Big Smoke" mais seminários diversos durante o dia. Uma oportunidade perfeita para desfrutar da magnífica Las Vegas e ainda degustar alguns charutos.

http://wwws.cigaraficionado.com/BigSmoke/LasVegas/Home

domingo, 19 de setembro de 2010

Maravilhas da África


O escultor africano Patrick Mavros, criador de maravilhosos trabalhos em prata, sempre com a temática africana, apresenta uma coleção de cinzeiros para charutos. Bon-vivant e amante dos puros, costuma dizer que "um bom charuto merece o respeito de um belo cinzeiro, um altar onde se pode apreciar o aroma, a visão e o toque que o charuto proporciona ao seu admirador durante sua hora de vida". www.patrickmavros.com

sábado, 28 de agosto de 2010

Zino Platinum Crown Series

Os charutos Zino da série Platinum Crown são verdadeiros ícones do que há de mais refinado no mundo dos puros. Os formatos diferenciados são apresentados em elegantes estojos de platina. As bitolas são Stretch (Perfecto grande), Barrel (Robusto extra), Double Grande (Double corona), Chubby (Perfecto) e Rocket (torpedo).
São bastante aromáticos, resultado de tabacos cuidadosamente amadurecidos e envelhecidos - miolo, capote e capa são envelhecidos por cinco, quatro e dois anos, respectivamente. O miolo é composto em 75% de tabaco ligero, do topo da planta, o que garante um sabor rico e encorpado, porém equilibrado.



terça-feira, 17 de agosto de 2010

Umidor eletrônico Liebherr XS 200

O controle de umidade e temperatura dos charutos é importante para poder aproveitá-los ao máximo. Condições climáticas adversas podem alterar o sabor e o aroma, e facilitar o surgimento de fungos, comprometendo a longevidade dos charutos.
A empresa alemã Liebherr é líder no segmento de refrigeradores premium para o mercado de vinhos e charutos. O XS 200 é um umidor eletrônico capaz de proporcionar as condições climáticas ideais para o armazenamento e o envelhecimento de charutos por longos períodos. Mantém o controle de temperatura entre 16 e 18C, e a umidade entre 65-75%, por meio de sensores internos que ajustam os níveis de temperatura e umidade internas constantemente.
É uma peça perfeita para o colecionador.
No Brasil, podem ser adquiridos junto à LOFRA.


sábado, 7 de agosto de 2010

AVO Edição Limitada 2010

A mais recente criação de Avo Uvezian é um charuto emblemático, que promete agradar aos mais aficionados. A aparência elegante e sofisticada se deve em muito à capa equatoriana de folhas crescidas no sol. O miolo é composto exclusivamente de tabacos LIGERO, do topo da planta, o que confere um sabor bastante encorpado, que é equilibrado pelo capote Sumatra de origem mexicana. Esse blend cuidadoso do Super Robusto proporciona aromas de café e chocolate amargo que evoluem para notas de frutas vermelhas, fazendo lembrar nuances de vinho tinto bastante interessantes.
Limitadas a 10.000 unidades no mundo todo, a edição especial vem em caixas produzidas em madeira laqueada, com 10 charutos cada.


sábado, 31 de julho de 2010

Bolívar Gran Belicoso - Colección Habanos

Com apenas 1000 exemplares fabricados, chega às lojas da rede Casa del Habano no mundo o mais recente volume da Colección Habanos. Esse ano, dedicado à marca Bolívar, o estojo de cedro em formato de livro traz 20 charutos no formato Gran Belicoso. Os Bolívar têm muita tradição no formato belicoso, tendo em seu vitolário o Belicosos Finos e a edição especial Petit Belicosos como grande sucessos.
Os Gran Belicosos mantém o blend característico da marca Bolívar e, com cepo 54 e 180mm, proporcionam grandes momentos de degustação.


domingo, 25 de julho de 2010

Davidoff Puro d'Oro

A grife Davidoff lançou uma série chamada Puro d'Oro, com 100% de tabacos dominicanos e a famosa capa Davidoff-Yamasa, especialmente desenvolvida para a série. Disponíveis em 4 formatos, os puro d'oro se caracterizam pelo blend encorpado, altamente aromático e equilibrado, com notas de café e pimenta bastante presentes.
A cabeça tem o cap em formato de rabo de porco, lembrando os Davidoff n. 1 e 2, lançados em 1967. E a anilha dourada colocada sobre o pé completa a elegância do charuto. Os formatos são Magnificos (robusto), Notables (corona corda), Sublimes (petit panatela), e Deliciosos (corona).

Camacho Corojo Toro - degustação

Um dos charutos mais encorpados que existem. Extremamente aromático, mantém a estirpe do clássico tabaco cubano nesse charuto 100% Corojo.


domingo, 11 de julho de 2010

Isqueiro híbrido Colibri

A famosa grife britânica de isqueiros, Colibri, lançou um novo isqueiro híbrido, com opções de chama normal ou tipo maçarico.
Para aqueles que sempre debateram sobre qual a melhor forma de acender seu charuto, esse isqueiro agora apresenta ambas as opções.
Ao girar o gatilho, o isqueiro acende com uma chama normal. Pressionando o botão na frente, o gás é direcionado para o mecanismo da tocha que liga o maçarico. Soltando o botão, volta para a chama normal.
O preço no exterior gira em torno de U$ 100,00.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Degustação: Ramon Allones Specially Selected

Visitem nosso canal no youtube para assistir a outras degustações comentadas:

http://www.youtube.com/user/amigosdohabano


terça-feira, 15 de junho de 2010

Wide Churchills, novo charuto de Romeo y Julieta



Wide Churchills é o nome da nova vitola apresentada pela Habanos S.A. na marca Romeo y Julieta. As suas dimensões especiais fazem dos Wide Churchills um habano atrativo aos que apreciam os charutos de grande calibre e blend equilibrado e aromático.
As medidas são 21mm X 130mm e são vendidos em caixas com 10 e 25 unidades.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Visita à cervejaria Bamberg

Para os que os que estão em São Paulo, uma boa sugestão é conhecer a fábrica da cervejaria Bamberg, guiada pelo mestre cervejeiro Alexandre Bazzo. A visita está sendo organizada pelo Arthur, da Premium Cigars (Av. Paulista,807 - loja 61 - Tel 3266-5002), e acontecerá no sábado 03 de julho. Haverá degustação de charutos e cervejas.

Degustação do charuto Don Diego Aniversario

Amigos! Estou postando a degustação do charuto dominicano Don Diego Aniversario nº2.

Se mostrou bem construído, aromático, de muito bom fluxo, sendo uma ótima opção aos que apreciam os charutos menos encorpados.