Em Havana Velha, o centro histórico da capital cubana, encontra-se um lugar absolutamente emblemático para o charuteiro. Trata-se do hotel Conde de Villanueva. O ambiente do local respira a aromática fumaça dos habanos. Embora se possa fumar em todos os hotéis de Havana e alguns deles têm ótimas Casas del Habano, no Conde o charuto tem um destaque especial, o que já se constata na placa ao entrar: Hostal del Habano.
É um hotel pequeno - são apenas 9 apartamentos - e sossegado. Passando pelo lobby, há um jardim onde, por uma pequena escadaria, se chega ao coração do Conde: sua Casa del Habano.
É um espaço com três ambientes: a loja propriamente, e duas salas de fumadores. Em uma delas, há uma série de lockers, onde os clientes cativos podem armazenar seus charutos, de modo que estarão sempre prontos a serem desfrutados em momentos de puro relaxamento.
O encanto dessa Casa del Habano não está na beleza da decoração ou na elegância, mas no clima.
No Conde, os vendedores são eles próprios fumadores, e com grande conhecimento e sensibilidade no assunto. Durante uma visita à Casa, após algum tempo de uma ótima conversa, algumas doses de ron anejo e muitas baforadas, me oferecem um charuto torcido na casa cujo blend estava sendo testado. Muito saboroso e de boa complexidade, fiquei realmente surpreso pela qualidade. "Mas ainda estamos trabalhando nele", diz o Chino. Eles têm blends próprios e imitam blends de charutos conhecidos também.
Para quem procura atendimento de alta qualidade porém discreto, não faz questão de spa, fitness centre,quadras esportivas ou de não sei quantos restaurantes para o jantar, o Conde pode ser uma ótima pedida para uma curta temporada em Havana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário